Escola de Araraquara completa 1 ano

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara completou um ano de existência dia 2 de agosto. A presidente Edna Martins (foto), avalia que a Escola é projeto muito vitorioso: “Estabelecemos parcerias com 27 importantes instituições de ensino, pesquisa e sociais do município e do Estado de São Paulo, que participam efetivamente dos cursos oficinas e seminários voltados aos servidores, assessores e vereadores, e à comunidade araraquarense em geral. É a realização de um projeto, talvez o mais importante da história da Câmara de Araraquara, que visa aprofundar a

participação e a qualificação da atuação política de nossa cidade”.

O primeiro ano, que se comemora esse mês, foi muito produtivo. Com uma programação diversificada, a Escola  atendeu demandas internas da Câmara com destaque para os cursos Formação de Liderança para servidores; Processo e Técnica Legislativa e Oratória. Uma demanda externa de formação política, um exemplo bem-sucedido, foi o curso Poder Legislativo: cidadania em expansão para os professores das redes pública e particular de ensino de Araraquara, primeira etapa do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Araraquara.

O Projeto Parlamento Jovem, em sua segunda etapa, levará para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da cidade, um curso de formação política e uma oficina de elaboração de projetos de lei, em parceria com o Laboratório de Política e Governo da UNESP. “A previsão é que a partir de setembro de 2014 sejam capacitados mais de 1800 jovens”, disse Alessandra Nascimento, diretora Acadêmica da EL.

Para agosto está programada a Semana Rodolpho Telarolli, com a participação de importantes pesquisadores e especialistas em segurança; saúde pública; cultura; poder legislativo e participação; sustentabilidade e mobilidade urbana.

Em setembro a Escola promove curso de extensão em Direitos Humanos em parceria com a Faculdade UNIESP, e também realiza um curso sobre os direitos dos jovens, mulheres, idosos e deficientes que será ministrado por equipe da Defensoria Pública de Araraquara.

Todos os eventos promovidos pela Escola do Legislativo são gratuitos e certificados.

A Escola de Araraquara é filiada à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL.