Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre (MG) adota Constituição em Miúdos

Entre os projetos educacionais desenvolvidos pelas Escolas a ABEL se orgulha muito da “Constituição em Miúdos”.

A publicação, que foi realizada e lançada em parceria entre a ABEL e o Senado Federal, se originou em 2014 na Escola da Câmara de Pouso Alegre (MG), tendo à frente a diretora Madu Macedo que coordenou o trabalho de interpretação e adaptação do texto original da Constituição Federal para uma linguagem acessível voltada ao público infanto-juvenil. De forma leve os leitores são conduzidos a uma viagem por quase 100 páginas acompanhadas de uma cartilha de atividades para fixação do conteúdo.

“Eu sabia do projeto da Câmara dos Deputados sobre o ensino da Constituição das Escolas. Então, numa conversa com o presidente da ABEL, Florian Madruga, falamos sobre o quanto o texto da nossa Constituição é denso, difícil até para os adultos. Aí, propus o desafio de escrever a “Constituição em Miúdos”. Ver as crianças aprendendo seus direitos e deveres constitucionais é a concretização de um sonho. Com a Cartilha de Atividades aliada ao livro, os educadores podem desenvolver atividades de ensino e aprendizado com mais eficiência.", diz Madu que hoje anda pelo país divulgando o livro com o apoio de governos e prefeituras locais.

E o projeto foi mais longe. Em março deste ano, a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG) realizou solenidade de entrega do kit (Constituição em Miúdos + Cartilha) a cada Escola da Rede Municipal de Ensino de Pouso Alegre. O material será utilizado por todos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

O presidente da ABEL, Florian Madruga, observa que a Constituição em Miúdos é muito solicitada ao Senado por diversas cidades: “Já foram distribuídos cerca de 60 mil exemplares e vamos distribuir em todas as feiras literárias em que o Senado Federal participa. É a melhor forma de levar cidadania para os jovens. Para nós é motivo de orgulho".

Entrevista para a TV Câmara, disponível no Youtube:
 

 

 


Sessão Especial de entrega da Constituição em Miúdos e a Cartilha de Atividades para o início da aprendizagem da Constituição Federal:

 

 


Matéria da TV Globo sobre a Constituição em Miúdos e a Cartilha de Atividades:

 

 


Matéria disponível no blog da Escola do Legislativo: