XXIX Encontro - Câmara dos Deputados e Senado Federal: Gestão de Pessoas e as Escolas

O diretor da Secretaria de Gestão de recursos Humanos do Senado Federal, Paulo Meira, fez a palestra sobre a gestão de pessoas a participação da Escolas, trazendo um panorama do quadro de servidores daquela Casa e das atividades de qualificação, treinamento, aperfeiçoamento, motivação, integrados a racionalização de gastos e investimentos.

“A satisfação e motivação dos funcionários estão ligadas ao como trabalhar, à segurança do ambiente físico, aos processos de gestão, ao que e como se recebe a recompensa e ao ambiente e social e de relacionamento. Estes são pontos em que as Escolas podem ser fundamentais parceiras na promoção de eventos integrados”.

Rogério Ventura, diretor de Recursos Humanos da Câmara dos Deputados também falou sobre a gestão de pessoas sob a ótica da Câmara, a organização, e o valor para a sociedade como instituição. Para ele, competência técnica, qualificação e compromisso estão relacionados à estabilidade e remuneração. “Um dos desafios é fazer com que o servidor se aproprie da visão institucional da Casa. As escolas, no nosso caso o Cefor, têm três focos que merecem destaque: a capacitação técnica no mais alto nível; o desenvolvimento da visão sistêmica e vinculação com a estratégia e a capacitação para o futuro. ”

As palestras tiveram como debatedor, James Carvalho, ex-diretor de RH e servidor do Senado aposentado.