XXIX Encontro – A Escola do TCU e as ações para combater a corrupção

O auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Rogério Corrêa, trouxe para o Encontro da ABEL, uma palestra sobre as boas práticas para o combate à corrupção nas organizações públicas.

Corrêa mostrou que fraude e corrupção estão no âmago da história da humanidade mas deve ser combatida veementemente e, principalmente, pelos agentes públicos. Para isso é essencial que não só os tribunais de contas, que têm a missão de controlar os gastos públicos, sejam ativos, mas todo e qualquer órgão público deve desenvolver suas ferramentas de fiscalização, controle financeiro, segurança, gerenciamento de risco, qualidade e, até, de auditoria interna.

Corrêa lembrou ainda que agentes responsáveis pela aplicação do dinheiro público são todos aqueles que direta ou indiretamente estão vinculados aos órgãos públicos – autoridades, gestores, servidores ou empregados, terceirizados e fornecedores.

Recentemente o TCU lançou uma publicação intitulada “Referencial de Combate à Fraude e Corrupção” para ajudar as organizações públicas de todas as esferas a se capacitarem.

O diretor de Educação Corporativa, André Oliveira Barbosa, mostrou aos participantes a estrutura educacional do TCU. O Instituto Educacional Serzedello Corrêa - Escola Superior do Tribunal de Contas da União, tem a missão do desenvolvimento pessoal e profissional, a inovação e a gestão do conhecimento para o aprimoramento do controle e da administração pública, com foco na promoção da cidadania junto à sociedade.

O ISC, atualmente em sede nova, atua com credenciamento do Ministério da Educação em pós-graduação, na gestão da informação e do conhecimento, na aprendizagem organizacional, na gestão cultural e na pesquisa e inovação e realiza, entre outros temas, cursos presenciais e a distância sobre controles na administração pública, controle exercido por conselhos da assistência social, obras públicas e edificações e saneamento, planejamento governamental e gestão orçamentária e financeira.

As palestras foram intermediadas pelo diretor regional Sul da ABEL, Luis Antônio Silva.

http://portal.tcu.gov.br/educacao-corporativa/o-instituto/