Escola de Piracicaba-SP investe no potencial dos jovens

Criado em 2004, o projeto Conheça o Legislativo tem trazido jovens de instituições públicas e privadas para dentro da Câmara para que conheçam e colaborem com as atividades dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Em 2017, aproximadamente 650 alunos participaram do projeto, que retoma as atividades em 2018 com 26 estudantes.

Dividido em três etapas, as atividades do programa envolvem uma palestra, que conta o processo histórico de formação das Câmaras, desde a Idade Média até os dias atuais, uma explicação sobre o funcionamento e divisão dos três poderes, bem como do trabalho desenvolvido pelos vereadores. Ao final, os alunos desenvolvem uma simulação de reunião ordinária, com votação em projeto de lei fictício. Todos recebem certificado de participação.

João Manoel, hoje presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), diz que a ideia para o projeto surgiu a partir da necessidade de estreitar o relacionamento entre o Legislativo e a população: “Falta conhecimento sobre a política, é ótimo ver o crescimento da iniciativa. É uma maneira de construir uma boa formação, principalmente para os jovens que estão formando opinião. Eles são os futuros vereadores, presidentes e deputados”.

Segundo o diretor do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Fábio Bragança, o Conheça o Legislativo é elaborado para atender os 23 vereadores, com espaço para apresentação; "É um trabalho técnico e consistente para que o aluno entenda desde o inicio da formação das Câmaras até a parte prática”.