Em maio de 2003, a ABEL colocava a Educação Legislativa no mapa do Brasil.

A ABEL completa, em 2021, 18 anos da sua criação. Em maio de 2003, em reunião histórica no Instituto Legislativo Brasileiro, escola do Senado Federal, o então primeiro vice-presidente do Senado Federal, Senador Paulo Paim; o diretor do ILB, Florian Augusto Coutinho Madruga, entre outras autoridades e representantes de 22 Assembleias Legislativas davam início a maior rede de escolas instaladas em casas parlamentares e tribunais de contas em todo Brasil.

Na trajetória dessas quase duas décadas, a ABEL tem estimulado a criação de mais Escolas, reunindo, hoje, 280 instituições educacionais pelo país - Senado Federal e Câmara dos Deputados; Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais e Municipais; Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores, promovendo a Educação Legislativa e a cidadania, principalmente entre jovens estudantes, com o intuito de cada vez mais aproximar os Parlamentos dos cidadãos.

"Ao chegar aos 18 anos, a ABEL se consolida como a única instituição no Brasil que representa a qualificação do serviço público nos parlamentos e tribunais de contas; o aperfeiçoamento da atuação parlamentar e a construção da cidadania nas comunidades, especialmente nos municípios, através da Educação Legislativa. Ao longo do tempo, nos fortalecemos porque pudemos contar com a dedicação e a eficiência de dirigentes, gestores e educadores comprometidos com um país melhor", afirmou o presidente Florian Madruga ao comemorar o aniversário da ABEL.