Presidente da ABEL, Florian Madruga, vai a Rondônia falar aos parlamentares municipais

Imprimir

O 3° Fórum dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, realizado de 3 a 5 de maio, reuniu cerca de trezentos vereadores de todo o Estado. Com o plenário ada Assembleia lotado, o evento teve palestras importantes como a do Ministro do TCU Benjamin Zimler, sobre a Lei de Licitação, e o presidente da ABEL, Florian Madruga que falou sobre 

a “Criação de Escolas do Legislativo nas Câmaras Municipais”. Madruga destacou a trajetória da Associação e a importância da Educação Legislativa: “Agora em maio, completa 30 anos que foi implantada no Brasil a Educação Legislativa. Nossos estudantes, professores, nossas lideranças comunitárias, políticos, o povo brasileiro passou 170 anos sem saber o que é educação legislativa. Em 1992, foi criada a primeira Escola do Legislativo, em Minas Gerais. Para que as Escolas do Legislativo fossem oficializadas e se tornassem um instrumento legal para que o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário as criassem, o constituinte colocou uma Emenda Constitucional na nossa Carta Magna de 1988, a nossa Constituição Cidadã. Pois bem, o Artigo 39, Parágrafo 2º da Constituição Federal que diz que, Administração Pública, Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário devem criar suas Escolas de Governo e elas servirão para capacitar os servidores públicos do Brasil. E mais, só através da capacitação, os servidores públicos podem estar preparados para atender as demandas dos cidadãos, nas três esferas do Governo”.

Também estiveram presentes ao evento, além dos vereadores, outras autoridades ligadas à administração pública, e acadêmicos de cursos como administração, direito, contabilidade e gestão pública das mais diversas instituições de ensino da capital e do interior do estado.