Escola de Contas/RN debate Recursos Humanos na Administração Pública

Portal Abel

Rio Grande do Norte promove a educação para a Fiscalização e Controle

       O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, através da sua Escola de Contas, promoveu dias 17 e 18 de setembro, no auditório da instituição, o seminário “O Controle dos Recursos Humanos na Administração Pública”, destinado ao quadro técnico-administrativo dos órgãos públicos do Estado.

         A coordenação do evento ficou a cargo da Escola de Contas “Professor Severino Lopes” e os trabalhos de exposição, análise e discussão dos conteúdos pragmáticos a cargo da Consultoria Legislativa do Senado Federal; da Secretaria de Fiscalização de Pessoal do TCU; da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos/RN; do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado e da Diretoria de Atos de Pessoal do TCE/RN.

          Os expositores foram Aladir Figueiras de Paula, analista de controle externo do TCU; Amílcar Vicente da Cruz Gomes, inspetor de controle externo do TCE/RN; Arlindo Fernandes de Oliveira, consultor legislativo do Senado Federal; Fernando Boarato Meneguin, consultor legislativo do Senado Federal; Gilberto Guerzoni Filho, consultor legislativo do Senado Federal; Sandra Maria Garcia de Oliveira, presidente da Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal e Vital Luiz Costa, sub-secretário de Recursos Humanos da SEARH.

          Estiveram também presentes, o secretário de Administração do Estado, Paulo César Medeiros; o controlador Geral do Estado, Jorge Galvão; o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo - ABEL, Florian Madruga; o secretário do Controle Externo do TCU/RN, Alexandre José Caminha Walraven; a representante do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado, Maria Auxiliadora Praxedes de Freitas; o diretor-geral da Escola de Contas professor Laércio Segundo de Oliveira, e ainda, conselheiros, procuradores, auditores e diretores do TCE.

          Em seu pronunciamento, o presidente do TCE, Paulo Roberto Alves, salientou a importância do Planejamento Estratégico para uma nova estrutura organizacional capaz de render o máximo na qualificação dos funcionários, jurisdicionados e órgãos de fiscalização, em parceria com o TCU. Ele destacou ainda, a importância do convênio celebrado com o Senado Federal, que mais uma vez participa de eventos do TCE, dando sua colaboração através de especialistas que enriquecem as conferências. O presidente também enfatizou positivamente a criação da Ouvidoria no TCE para a adoção de medidas e ações de controle social e transparência do órgão.

          Após a abertura do evento, o consultor legislativo do Senado Federal, Arlindo Fernandes de Oliveira realizou a palestra “A investidura em cargo ou emprego público: - regimes jurídicos, contratos temporários, critérios de admissão, limites de remuneração e subsídios dos agentes públicos e estabilidade do servidor público".

          Para o presidente da ABEL, Florian Madruga, são iniciativas e eventos como esse que contribuem para a efetiva qualificação dos servidores públicos e para o fortalecimento educação para o Legislativo e para a Fiscalização e Controle da administração pública brasileira.  

Informações e imagens: Coord. de Comunicação TCE/RN

www.tce.rn.gov.br

 

Voltar