Escola/SC realiza Ciclo de Debates sobre as Eleições 2008

Entre os temas, as regras para as próximas eleições municipais.

           Após a realização de seis etapas do "Ciclo de Debates sobre as Eleições Municipais em 2008" no interior do estado, mais de 200 inscritos até o momento garantem o êxito da etapa de Florianópolis, na sexta-feira (13). O Ciclo de Debates faz parte do Programa de Formação de Agentes Públicos e Políticos da Escola do Legislativo da Assembléia catarinense e conta com a parceria da Escola Judiciária Eleitoral (TRE/SC), do Instituto de Contas (TCE) e com o apoio das Câmaras Municipais de Vereadores e das associações de Câmaras e Municípios.

           A programação segue a mesma das outras etapas, com o credenciamento iniciando a partir das 8h30. Os temas abordados serão "Acessibilidade, Inclusão e Cidadania das Pessoas com Deficiência" e "Regras para as Eleições 2008", "Término de Exercício Eletivo: possibilidades e restrições no último ano do mandato" e "Prestação de Contas de Campanhas" nortearão os debates. 

         O evento vai propiciar a capacitação, atualização e a troca de experiências entre os agentes políticos, pré-candidatos, lideranças comunitárias, servidores e assessores de Câmaras e Prefeituras Municipais, associações de câmaras, associações de municípios, lideranças comunitárias e demais interessados. 

         As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet no endereço www.alesc.sc.gov.br/escola ou no local. Mais informações pelos telefones (48) 3221-2828 e 3221-2952.           O local do evento será o Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembléia Legislativa, com transmissão "ao vivo" pela TVAL no canal 16 da NET e 20 da TVA e na Internet, no endereço www.alesc.sc.gov.br.


PROGRAMAÇÃO

8h30 – Credenciamento

9h00 - Abertura Oficial

9h30 - ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. - Clerson Larroyd, servidor da Alesc, arquiteto mestre em Ergonomia e coordenador de Acessibilidade Externa da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) - Neiva Maria Passos, coordenadora da Comissão de Acessibilidade da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

10h00 - REGRAS PARA ELEIÇÕES 2008 - Pedro Roberto Decomain, promotor público da cidade de Itaiópolis, mestre em Ciência Jurídica e autor de livros e artigos sobre o tema.

12h00 – Almoço

13h30 - TÉRMINO DE EXERCÍCIO ELETIVO: possibilidades e restrições no último ano do mandato - Denise Goulart Schlickmann, coordenadora de Controle Interno do TRE/SC e representante do Sul do país no grupo de estudos que minuta as normas no TSE.

15h00 – Intervalo

15h30 - PRESTAÇÃO DE CONTAS DE CAMPANHAS - Geraldo José Gomes, diretor da Diretoria de Municípios do TCE e especialista em Auditoria Pública - Marcelo Brognoli da Costa, analista de Controle Externo e consultor Geral do TCE/SC e especialista em Direito do Estado e da Sociedade.

17h30 – Encerramento.

 

PRÓXIMAS ETAPAS DO CICLO DE DEBATES

Dia 20 de junho - São Lourenço do Oeste - Câmara Municipal de Vereadores Dia 26 de junho - Itajaí - Auditório do Colégio Cenecista Pedro Antônio Faial

Dia 27 de junho - Blumenau - Auditório da AMMVI 

 

 

Voltar