34º Encontro da ABEL em Salvador

Imprimir

 

    O 34º Encontro da ABEL, realizado em Salvador-BA, simultaneamente à Conferência da Unale, reforçou a necessidade de se educar as novas gerações com foco em consciência política e cidadania. O evento reuniu dirigentes representantes de todas as regiões do país em torno de temas essenciais para a Educação Legislativa. Na abertura do evento, o presidente da ABEL, Florian Madruga, deu boas vindas a todos e anunciou a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei que institui o dia 15 maio como o Dia Nacional da Educação Legislativa, de autoria do Senador Paulo Paim (PT-RS).

 

    A diretora da Escola da Assembleia de Minas Gerais, Ruth Schimitz fez uma retrospectiva do programa Parlamento Jovem, que é, sem dúvida, um carro-chefe do segmento, tanto do Estado de Minas, quanto de outras Casas legislativas que têm promovido esse projeto em suas Escolas e envolvido jovens em atividades para formação politica e cidadania.

 

    O Tribunal Regional Eleitoral de Rio Grande do Norte, representado pela Dra. Ligia Limeira, apresentou o projeto "A Família Cidadã e as Eleições - Cidadania de A-Z", uma cartilha que visa sensibilizar eleitores jovens e adultos para os valores que devem nortear a vida em sociedade e a participação nos rumos políticos do país.

 

    Madu Macedo, diretora da Escola da Câmara de Pouso Alegre-MG, e o Coordenador de Publicações do Senado Federal, Aloysio Vieira, lançaram "A Lei Maria da Penha em Quadrinhos", publicação realizada em parceria com a Secretaria de Editoração do Senado dirigida a crianças e adolescentes, de forma a conscientizá-los sobre o combate à violência contra mulheres e meninas.

 

    Um Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente da ABEL e o presidente do Sindicato do Servidores do Legislativo - Sindilegis, Petrus Elesbão, a fim de possibilitar ações conjuntas entre as duas instituições. E, como sempre acontece em todos os Encontros da ABEL, as Escolas de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e de Tribunais de Contas apresentaram projetos que têm se destacado nas suas regiões e servem de exemplo para todo o país.

 

 

 

 

 

 

Um Protocolo de Intenções foi assinado pelo presidente a ABEL e o presidente do Sindicato do Servidores do Legislativo - Sindilegis, Petrus Elesbão, a fim de possibilitar ações conjuntas entre as duas instituições.

Na segunda parte do Encontro, as Escolas inscritas apresentaram os projetos que têm se destacados nas suas regiões.