Abertura do 33o Encontro da ABEL em Campo Grande-MS

Imprimir

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu na noite do dia 5 de junho, em Campo Grande, representantes de 19 estados e do Distrito Federal para a abertura do 33o Encontro

das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), e o lançamento das comemorações dos 40 anos do parlamento sul-mato-grossense. O Encontro da ABEL foi realizado em uma parceria entre a Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet - ALMS, o Tribunal de Contas do Estado e a Câmara Municipal de Campo Grande. Os temas abordados foram a Educação Cidadã e Os Novos Desafios das Escolas do Legislativo.

 

“É uma satisfação enorme ter tantos representantes reunidos hoje, nesse evento que traz palestras para capacitar ainda mais o servidor, que é quem lida e está mais próximo de quem devemos servir: a população. E quanto aos 40 anos é uma honra prestar as homenagens aos deputados que iniciaram esse trabalho pela democracia e pelo desenvolvimento socioeconômico, político e cultural desta terra prodigiosa”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB).

 

O presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, agradeceu a receptividade e destacou o desafio das escolas legislativas. “O objetivo principal é capacitar o servidor, mas também criarmos cidadãos mais conscientes, abrindo as portas dos parlamentos para a juventude num trabalho de educação para cidadania, com foco na responsabilidade de que há direitos e deveres. Os 40 anos da Assembleia devem ser muito festejados, pois se tem um parlamento funcionando, é porque o povo está desfrutando da liberdade e da democracia”.

 

Pelo TCE/MS, o presidente conselheiro Iran Coelho das Neves contabilizou que a escola do legislativo do órgão fiscalizador já capacitou 25 mil pessoas: “A Escoex cumpre seu papel preponderante de criar melhores gestores e técnicos, levando capacitação inclusive ao interior”.