Escola ALRJ debate o futuro da Previdência Social

O Futuro da Previdência Social é tema polêmico de debate na Escola do Legislativo do Rio de Janeiro, evento aberto ao público que tem a parceria da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Aposentados/RJ.

Os avanços conquistados e os desafios enfrentados pelo Ministério da Previdência Social, apresentados pelo secretário-executivo do Ministério, Carlos Eduardo Gabas, e as perspectivas e preocupações dos trabalhadores são pontos da apresentação do secretário-executivo do Ministério e do economista do Dieese, Adhemar Mineiro, com mediação do coordenador da Elerj, deputado Gilberto Palmares.

A Previdência Social repassa aposentadorias e pensões a cerca de 30 milhões de brasileiros, um volume de 35 bilhões de reais por mês, com significativo impacto na economia. Em mais de 3.700 municípios, o volume de recursos da previdência ultrapassa os recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Mas o sistema, que completou 90 anos, ainda é alvo de críticas e incertezas.

"O Futuro da Previdência" faz parte do ciclo de debates promovido pela Escola e é o quinto debate de 2013. Os anteriores foram: "Política de Cotas nas Universidades Públicas", "Ressocialização do Egresso Penal", "Doenças Determinadas pela Pobreza" e "Transportes: o estopim dos protestos em debate".