Revista do Serviço Público - publicação da ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) publicou mais um número da Revista do Serviço Público (RSP): o volume 64, nº 4 que apresenta vários artigos sobre políticas de inovação, transparência das informações, promoção do desenvolvimento local, dívida ativa e direitos humanos. Entre eles:

“Desafios da avaliação em políticas de inovação no Brasil” é o artigo de André Tortato Rauen, Tecnologista da Assessoria de Monitoramento e Avaliação das Atividades Finalísticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O estudo aponta três desafios relacionados à avaliação de políticas de inovação: dificuldade em

encontrar indicadores que reflitam os reais resultados e impactos da intervenção; dificuldade em estabelecer graus de responsabilidade entre a intervenção e os resultados e impactos observados; e resistência ao processo de avaliação, por parte da comunidade acadêmica.

“Compras públicas e promoção do desenvolvimento local” é tema elaborado por Eduardo de Lima Caldas, Professor no Curso de Gestão de Política Públicas da EACH-USP; e Raquel Sobral Nonato, Mestranda em Administração Pública e Governo da EAESP-FGV. Os autores discutem as compras públicas como instrumento estratégico do desenvolvimento local, a partir de um estudo de caso realizado em Apucarana/PR. Para tanto, eles fizeram visitas a campo e entrevistas com atores locais. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da relação entre consumo e produção local.

A Revista do Serviço Público é uma publicação da ENAP que traz trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros sobre temas relativos a Estado e sociedade, administração pública e políticas públicas. É o mais antigo periódico no gênero em circulação, no Brasil. Seu primeiro número foi editado em 1937, pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil, precursor do Departamento de Administração do Serviço Público (Dasp).