Projeto Jovem Senador - edição 2014

altA edição 2014 do projeto "Jovem Senador" terá uma comissão formada por senadores que ficarão responsáveis pelo acompanhamento do projeto e orientação dos participantes. Um concurso de redação selecionará 27 adolescentes que vão vivenciar o trabalho do Senado Federal - estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal e de até 19 anos. O tema da redação de 2014 é “Se eu fosse senador...”.

Os autores dos melhores textos, um para cada unidade da Federação, são convidados a vir a Brasília, com as despesas pagas, para conhecer de perto o processo de discussão e elaboração de leis. A legislatura dos estudantes tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação entre os alunos. Devem enviar o melhor texto à Secretaria de Educação do Estado até 22 de agosto. Cada secretaria selecionará a melhor redação e enviará ao Senado Federal.

Algumas sugestões de jovens senadores que se transformaram em projetos são o PLS 235/2013, que antecipa a inclusão de língua estrangeira para o quarto ano do ensino fundamental; o PLS 438/2012, que estabelece ações para prevenir a violência nas escolas; o PLS 211/2012, que prevê avaliação seriada anual para acesso a universidades federais; e o PLS 439/2012, que proíbe o uso de sacolas ­plásticas no comércio.

Saiba mais:

Projeto Jovem Senador www.senado.leg.br/jovemsenador
Como é o trabalho dos jovens senadores http://bit.ly/jovenssenadores

Twitter: @jovemsenador

Youtube: http://www.youtube.com/user/concursoredacao

Facebook: Jovem Senador

Instagram: Jovem Senador

Telefones: (61) 3303.3344 / 3303.2995