Interlegis e ALGO - parceria pela modernização

alt

    A Assembleia Legislativa de Goiás realizou o Encontro Estadual Interlegis. O evento teve como objetivo a aproximação entre a comunidade e o Interlegis, programa do Instituto Legislativo Brasileiro - ILB/Senado Federal, e o tema central foi "O relacionamento entre Parlamentares Regionais, Congresso Nacional e Comunidade". 

O coordenador de formação e atendimento à comunidade do Legislativo - ILB,  Francisco Etelvino Biondo defendeu a integração de Câmaras ao mundo virtual e a modernização  do Poder Legislativo brasileiro como um todo. Também falou sobre a exclusão digital da maioria das câmaras de vereadores. Cerca de 2,8 mil casas legislativas ainda não existem na internet com seus portais ou outras ferramentas. "Com a parceria entre a Intercâmaras e a Escola do Legislativo, acredito que podemos eliminar a exclusão digital em Goiás, onde poucas Câmaras ainda estão em situação de exclusão do mundo virtual".

O senador Cyro Miranda comemorou os resultados do Programa Interlegis desde a sua criação. "O programa aproxima ainda mais o cidadão do Poder Legislativo", disse. "Investir nos municípios é investir em um Brasil melhor, é nas cidades e no campo que vamos construir o futuro de Goiás", refletiu. 

O consultor legislativo do Senado Federal, Paulo Henrique Soares falou sobre “A importância do Regimento Interno e da Lei Orgânica”. Para o especialista, os princípios da administração pública (a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) devem sempre nortear a estruturação e o funcionamento dos Parlamentos, inclusive durante todo o processo de criação dos portais dos legislativos municipais. "Na administração pública, deve-se buscar fazer o que é certo - um bom agente público é aquele que cumpre a lei", disse Paulo Soares. "Pela Lei de Improbidade Administrativa, podemos sintetizar todos os vícios que devem ser evitados"

O ciclo de palestras foi encerrado pela procuradora-geral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Regiani Dias Meira Marcondes que ministrou a seguinte apresentação: “Poder Legislativo e a Sociedade”, que avaliou o impacto real da atuação parlamentar na vida da população. Ela pontuou o papel do Poder Legislativo, cujas funções básicas são legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, buscando garantir que todas as políticas sejam cumpridas, tendo como fim o resguardo dos interesses da população. "O Legislativo é a caixa de ressonância da sociedade, e é preciso que haja uma posição pró-ativa do Poder Legislativo".