ALRS aprova 4 projetos de lei de estudantes do programa Deputado Por Um Dia promovido pela Escola gaúcha

   Na 43ª Sessão Plenária do Estudante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foram aprovados quatro projetos de lei (PLs) apresentados pelo programa Deputado Por Um Dia (DPD), desenvolvida pela Escola do Legislativo. O primeiro PL institui o

“Dia do Protagonismo Estudantil” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual do Rio Grande do Sul. A intenção, é dar início a movimentos de incentivo aos hábitos de estudo através da participação crítica, criativa e efetiva do aluno neste processo. Na tribuna, o estudante-deputado João Möpert, do Partido União Jovem (UJ),  observou que um dia não é suficiente para resolver os problemas de aprendizagem.


O PL 02/2014 dispõe sobre a instalação de lixeiras ecológicas nas escolas da rede de ensino público estadual do Rio Grande do Sul para reduzir os resíduos em favor do meio ambiente.

O Projeto 03/2014 cria a Semana da Consciência Cidadã e Democrática, visando educar as crianças e jovens para o exercício consciente de sua cidadania.

A criação do Projeto “Diretor por um dia” nas Escolas da Rede de Ensino Público Estadual são matéria do Projeto 04/2014. O líder do PJC, Weliton Souza, justificou que os alunos, em geral, pensam que o diretor escolar não passa por dificuldades. “Esta é uma forma de reconhecer o valor deste profissional e de haver maior participação neste processo”, reforçou.