Poder Legislativo é tema de curso em Araraquara/SP

Vinte e quatro escolas de Araraquara/SP estão recebendo o curso Poder Legislativo em debate, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal e executado em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Faculdade de Ciências e Letras/Unesp. Esse curso faz parte do Projeto Parlamento Jovem 2014, que teve início com um curso de formação para os profissionais da educação, nos meses de abril, maio, julho e agosto, com encontros mensais. Agora o projeto tem como público-alvo os alunos do 9º ano do ensino fundamental, de 14 e 15 anos de idade, com estimativa de alcançar mais de 1.500 estudantes.
Para realizar este projeto, a Escola do Legislativo também firmou parcerias com a Diretoria Regional de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e escolas particulares que fizeram adesão. Das 24 escolas são 11 estaduais, 11 municipais e 2 particulares.

“O objetivo do Projeto Parlamento Jovem nas Escolas é trabalhar a educação política com jovens, ensinando uma lição de cidadania e aproximando o Poder Legislativo Municipal de Araraquara do cidadão jovem”, disse Alessandra Santos Nascimento, diretora acadêmica da Escola do Legislativo.

Ministrado por seis pós-graduandos (mestrandos, doutorandos e dois recém doutores) do Laboratório de Política, o curso Poder Legislativo em Debate enfoca a organização dos Poderes, o sistema eleitoral, os funcionamento da Câmara, a função dos vereadores e a importância de participar da vida política, pois a cidadania vai além da votação nas eleições. Os alunos recebem certificado de participação do curso.  Em outubro, essas mesmas turmas receberão uma Oficina de Projetos de Lei.