XXIV Encontro - A preservação da história como prioridade

    Com pouco mais de um ano de criação, a Escola do Legislativo de Itajubá tem, entre suas diversas atividades de ensino, pesquisa e cidadania, o projeto “Memorial da Câmara Municipal”. A diretora da Escola, Cássia Almeida, apresentou no Encontro em Porto Alegre uma iniciativa pioneira e inovadora que busca valorizar e preservar a história da cidade. Desde 2012 estão sendo organizados documentos, imagens e informações sobre a trajetória do Legislativo itajubense.  O Arquivo Histórico,

mantido pela Escola, registra e expõe para a população e visitantes fatos que remontam a emancipação política do município em 1848. Manuscritos e iconográficos, livros originais com atas das sessões, registros de nascimentos da Freguesia, controles financeiros, apurações de eleições, entre outros documentos, integram o rico acervo.

Além do prédio do Arquivo Histórico, o Memorial está acessível na internet em site próprio, em painel digital interativo instalado no hall da Câmara Municipal, e no livro “A Câmara e a Formação do Município de Itajubá – 1849-1889”, primeiro volume de uma futura coletânea de livros ilustrados com a história do Legislativo itajubense.

http://www.memorial.itajuba.cam.mg.gov.br/