Ubá, em Minas Gerais, inaugura Escola da Câmara Municipal

       Em sessão solene do dia 26 de junho, a Câmara Municipal de Ubá, em Minas Gerais, inaugurou sua Escola do Legislativo com aula magna do professor, historiador e membro da Academia Ubaense de Letras, Antônio José Barbosa, cujo tema foi "A história do Parlamento Brasileiro". Além da inauguração, houve a filiação da Escola à ABEL. Entre as autoridades presentes, além dos vereadores, o presidente da ABEL, Florian Madruga,

o subsecretário de Governo para Assuntos Parlamentares, Luís Gustavo D’Ávila Riani, o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Lúcio Mauro Campos Silva, e o delegado regional de Ubá, Fernando Dias da Silva.

O vereador Vinícius Lacerda, diretor da Escola do Legislativo Ubaense, foi o primeiro a se manifestar. “Conseguimos criar um espaço que possibilite a participação popular, a inovação legislativa na produção de políticas públicas, a capacitação na administração pública e a transformação da cultura política. O caminho está aberto e sendo trilhado para a cada dia fazermos jus ao título ‘Casa do povo".

O Presidente da ABEL, Florian Madruga disse que a instalação da Escola do Legislativo é um momento histórico para o município, ressaltando o pleno cumprimento da Constituição Federal no seu artigo 39: “Se conseguíssemos instalar uma escola por dia em nosso país, nossa história certamente seria outra. A Escola representa o Poder Legislativo em todo o país e possibilita uma maior participação popular. Precisamos da presença de professores, estudantes, lideranças comunitárias para que eles participem mais ativamente do poder mais representativo da república”. Madruga ainda destacou a importância de a Câmara criar uma biblioteca pública e entregou ao presidente um exemplar da Constituição Federal: “Que a biblioteca seja a porta de entrada da Câmara, e já coloco à disposição desta Casa livros técnicos e históricos do acervo do Senado Federal".

O Presidente da Câmara, Vereador Samuel Gazolla Lima, agradeceu ao presidente da ABEL e anunciou que a criação da Biblioteca Legislativa está encaminhada: “Já estamos em estudos avançados para a criação de nossa biblioteca em parceria com a Academia Ubaense de Letras (AULE), com cerca de sete mil títulos disponíveis para a população de Ubá. Estamos criando, também a Câmara Mirim. Queremos transformar, de fato, a Câmara Municipal na Casa do povo”.