"As Escolas do Legislativo no contexto de Modernização dos Parlamentos" - tema de dissertação de Mestrado

  A modernização da sociedade, com seus fenômenos e transformações, é um tema recorrente, e é também um universo amplo e vasto para os pesquisadores. Mas o professor da USP, William Maximiliano Carvalho de Melo, em sua dissertação de Mestrado, traz um recorte: a modernização dos parlamentos e a organização do Poder Legislativo com suas características próprias. O estudo vai contribuir para o desenvolvimento do campo da administração parlamentar, área de pesquisa pouco desenvolvida no Brasil e que, embora guarde intrínsecas relações, se distingue dos Estudos Legislativos ou da Gestão de Organizações Públicas. William destaca as Escolas do Legislativo como estruturas e espaços de capacitação e treinamento que emergiram a partir da década de 90 para qualificar o corpo administrativo que se atribuiu às Casas em função dos preceitos da Constituição de 1988. Ao apresentar esta Tese no Encontro da ABEL, recentemente em São Paulo, o mestre Carvalho de Melo afirmou: "A redemocratização e a Constituição de 1988 geraram novas experiências de participação e de articulação dos cidadãos em associações e em torno de causas sociais. O desenvolvimento destas Escolas foi marcado pela necessidade de que o parlamento seja uma instituição conectada com a sociedade".

Para ler, ou baixar, acesse e a Biblioteca do portal da ABEL: