Constituição em Miúdos é sucesso no Piauí

A Constituição em Miúdos, publicação dirigida a crianças de 12 a 15 anos, e feita numa parceria entre a ABEL, a Escola da Câmara de Pouso Alegre/MG e o Senado Federal, teve lançamento em grande estilo no Piauí.

Com a presença do governador Wellington Dias, da senadora Regina Sousa, a idealizadora do projeto, Madu Macedo, educadora de Pouso Alegre/MG, acompanhada da co-autora Mônica Fonseca, apresentou a Constituição em Miúdos na Escola Municipal Santa Filomena, no povoado 2 Irmãos, zona rural.

“A iniciativa de trazer o livro para o Piauí mostra a preocupação com a educação e construção de uma nova consciência política para a juventude. Esse livro também pode ser chamado de manual para a cidadania. Todos os aspectos da cidadania são abordados aqui, o que é muito importante para que os jovens sejam cidadãos de bem e preparados para fazer do Brasil um país melhor”, disse o governador que se comprometeu a reproduzir mais exemplares para distribuição no estado. 

Para a senadora Regina Sousa, o livro é capaz de despertar o interesse dos jovens para os direitos, garantias constitucionais e para a atuação na política. “Para que os jovens participem e tenham uma posição crítica é preciso que eles entendam como funciona o sistema. A nossa constituição é muito densa e difícil de ser compreendida, portanto, a elaboração de uma tradução simples e didática é uma ideia brilhante e que trará bons frutos”.

O livro aborda os temas da Constituição através de um romance protagonizado por adolescentes. “A história gira em torno de Henrique, que chega a um lugar desconhecido e encontra dois jovens que vão esclarecendo as suas dúvidas sobre a educação, saúde e sistema tributário da região. Nesse diálogo, os três personagens conhecem e debatem sobre o sistema brasileiro”, explicou Madu Macedo.

A estudante Andrea de Sousa destacou que esta versão da Constituição Federal incentiva os alunos a terem mais conhecimento sobre questões políticas. “É necessário estar por dentro do que ocorre no Brasil e no mundo. Essa história de que política é coisa de adulto ficou pra trás, precisamos aprender desde cedo e nos interessar”.

A Constituição em Miúdos está em domínio público no acervo digital do Senado Federal, é possível a reprodução por qualquer instituição interessada.