Ao completar 15 anos de sua criação, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas - ABEL, reuniu cerca de 70 participantes no seu XXXI Encontro realizado em parceria com a XXII Conferência da Unale em Gramado no Rio Grande do Sul.
Na abertura, o presidente Florian Madruga saudou os participantes e fez um relato do início da Associação: "Este 31° encontro tem um significado muito especial. A ABEL iniciou suas atividades em Brasília, no Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal em 2003, quatro existiam apenas quatro Escolas funcionando nas Assembleias Legislativas: a de Minas Gerais, Pernambuco, em Santa catarina e no Rio Grande do Sul. A partir de 2003, houve uma explosão de Escolas em todo país. Até 2006 já tínhamos escolas em todas as Assembleias e no Distrito Federal, e, a partir daí, os Tribunais de Contas e as Câmaras Municipais também criaram suas Escolas. hoje, todos os TCEs, e o TCU, têm suas Escola de Contas e temos cerca de cem Escolas nos municípios. Eu, que trabalhei no Senado durante 43 anos, eu confesso que nunca vi um caso de tanto sucesso como é o da ABEL. Talvez seja pelo tema que as escolas abordam que é a educação para a cidadania, e é isso que empolga esse movimento que acontece hoje no Brasil todo com a multiplicação de Escolas do Legislativo em todo país. Por isso essa é uma data especial, muito importante, e que deve ser comemorada".
Na programação do Encontro, uma mesa redonda com os dirigentes de Escolas fundadores da ABEL; o lançamento da Constituição em Miúdos II; palestra "Escola Virtual de Governo - EVG/ENAP" com a Dra. Natália Teixeira; assinatura de termo de cooperação técnica com a Escola Nacional de Administração Pública - ENAP; apresentação dos projetos das Escolas; entrega do diploma de Amigo da ABEL para o ex diretor da Escola do TCE-RS Wremyr Scliar; e apresentação do projeto Parlamento Aberto do LabHacker da Câmara dos Deputados.
Notícias
- Noticias Geral