Escola Virtual de Cidadania. Uma plataforma de educação para a era digital.

O uso de plataformas digitais está cada vez mais presente nas estratégias de educação para a cidadania. O projeto “Educando para a Democracia na Era Digital”, desenvolvido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR), foi apresentado

durante o XXXII Encontro da ABEL no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná por Juliana Werneck de Souza, diretora do Cefor; Márcio Martins, diretor da Coordenação de Educação à Distância; e da jornalista Alessandra Watanabe (na foto).

Um site específico da Câmara – a Escola Virtual de Cidadania – expõe os vários conteúdos oferecidos pelo projeto, com vídeos, áudios, textos, fotos e ilustrações sobre temas como a democracia, a cidadania, inclusão, educação e trabalho, políticas para pessoas com deficiência, partidos políticos, políticas públicas, iniciativa de leis por organizações sociais e outros temas de interesse.

Os palestrantes abordaram não apenas a elaboração de conteúdos, mas também a forma de apresentação. Como enfatizou Márcio Martins, é essencial que as plataformas adotadas funcionem adequadamente num aparelho celular, que se tornou o dispositivo mais usado pela população no acesso à internet e às redes sociais.

Além disso, na era do compartilhamento, “conteúdo curto não é necessariamente superficial”. Informação simples e direta, na forma de “pílulas”, dá maior fluidez à aprendizagem, afirmou Martins, que ressaltou a importância da modernização do ensino à distância conectado ao mundo do trabalho.

A acessibilidade às plataformas, como ressaltou Alessandra Watanabe, é fator fundamental na educação para a cidadania. Mecanismos de acesso ao deficiente visual também são um diferencial, pois poucos sites e portais da internet dispõem destas ferramentas. “É preciso ser acessível para chegar ao público alvo”, reforçou Juliana Werneck de Souza.