A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) concedeu a Medalha de Boas Práticas de Educação Legislativa a Florian Augusto Coutinho Madruga, em reconhecimento à sua trajetória em prol da educação legislativa e à atuação decisiva na fundação da própria entidade. A honraria, que leva o seu nome, foi entregue em 3 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS), durante o 42º Encontro da ABEL.
A medalha considera o desempenho do agraciado em incentivar boas práticas que fortaleçam a participação cidadã, o controle social, a transparência e o aperfeiçoamento do Poder Legislativo. A partir de agora, a distinção será concedida anualmente pela diretoria da ABEL.



Servidor do Senado Federal desde 1973, Florian Madruga exerceu, entre outras funções, os cargos de Revisor de Textos e Chefe da Seção de Revisão do Centro Gráfico, Chefe de Gabinete da Diretoria Executiva do Centro Gráfico, Diretor Adjunto e Diretor Executivo da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado Federal, Diretor do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Diretor do Conselho de Ética do Senado Federal e Chefe de Gabinete da Presidência do Senado Federal.
Além da atuação técnica e institucional, foi redator, colunista e membro do Conselho Editorial da Revista FOCO por 17 anos, consolidando-se como uma das principais referências na divulgação e no fortalecimento da educação legislativa no país. Florian Madruga é fundador e presidente de honra da ABEL, papel que o tornou símbolo das iniciativas de formação cidadã promovidas pelas Escolas do Legislativo e de Contas em todo o Brasil.


