Aleam sedia 3º Encontro da Abel na Região Norte e reforça papel da educação legislativa

Teve início nesta quinta-feira (11/9) o 3º Encontro das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte, promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). O evento ocorre no auditório Senador João Bosco e segue até sexta-feira (12/9).

A abertura contou com a presença do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), que destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento democrático na região.

“A Assembleia Legislativa do Amazonas abre as portas para todos os representantes dos estados do Norte para debater pautas que fortaleçam as Escolas do Legislativo em todo o país. Vamos trocar conhecimentos e levar ideias daqui para outros estados, assim como trazer experiências de fora para aplicar no Amazonas. Quando se investe em educação, damos mais oportunidades para a população”, afirmou.

O presidente da Abel, Roberto Lamari, reforçou o caráter estratégico do encontro.

“É uma oportunidade de discutir cidadania, participação política e democracia. Também buscamos fomentar a criação de novas escolas no interior do Brasil. No Norte, vimos um crescimento significativo desde o primeiro encontro, e esse movimento é essencial para o país”, destacou.

Para o diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Nilo Bairros, a experiência da Escola do Legislativo do Amazonas é um modelo a ser seguido.

“Embora tenhamos 27 anos de atuação com municípios de todo o Brasil, viemos aprender com a Aleam. O modelo que eles aplicam, com aulas remotas e on-line, é uma referência importante para aprimorarmos cursos e levarmos mais tecnologia ao processo legislativo.”

O diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Jander Lasmar, explicou que o encontro reúne representantes de todos os estados da Região Norte e um de Santa Catarina.

“Serão momentos para tratar de cidadania, democracia e meio ambiente, temas de grande relevância. Ao final, vamos redigir uma carta com as intenções do encontro.”

A primeira palestra da programação abordou o tema “Educação e inovação tecnológica: Oportunidades e desafios no Norte do Brasil”, ministrada pela professora doutora Alzira Miranda de Oliveira, presidente do Crea-AM e docente do Ifam em Presidente Figueiredo.

Fonte: ALEAM