Mais de 60 municípios alcançados, impactando diretamente mais de dois mil jovens inscritos: São os primeiros números do projeto Integra Enem, lançado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no dia 16 de agosto. A iniciativa vem proporcionando aulas preparatórias para estudantes potiguares que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nas modalidades presencial e remota, o Integra Enem foi desenhado para funcionar como ferramenta de interiorização da educação, a partir de uma parceria estratégica entre câmaras municipais e a Escola da Assembleia Legislativa do RN.
Do mês de agosto até as vésperas do Enem, a cada sábado, enquanto uma turma de 80 alunos assiste às aulas presenciais na Escola da Assembleia do RN em Natal, plenários de dezenas de câmaras municipais se transformam em salas de aula, reproduzindo a programação em tempo real e com acesso totalmente gratuito.




No modelo criado, enquanto a Assembleia Legislativa do RN garante os professores e o conteúdo didático, através de contrato com a Funcern (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN), cada câmara municipal organiza suas equipes, disponibilizando monitores para acompanhar os alunos. A mobilização envolve ainda diversos setores da Escola da Assembleia, como secretaria escolar, informática, comunicação e demais setores de apoio.
A ideia foi gestada no Escritório de Projetos, que faz parte da Divisão Acadêmica da Escola da Assembleia do RN, e após fase de implantação, o Integra Enem segue sob a coordenação do programa Integra RN – programa da EALRN que leva educação Legislativa ao interior do Estado.
“Contamos com uma grande adesão dos municípios e corremos para viabilizar tudo aos estudantes, junto às câmaras municipais. É uma atividade inovadora e que vai levar ensino de qualidade para cidades em todas as regiões do RN”, explica o coordenador do Integra RN, Rodrigo Aladim.
A aluna Ana Beatriz, que participou do curso pela primeira vez no dia 16 de setembro em Natal, testemunhou que sente que o projeto fará a diferença na sua preparação. “Este é meu primeiro dia aqui no cursinho Integra Enem, e eu consegui entender super bem as aulas, pois os professores têm didáticas ótimas. Além disso, todos aqui nos receberam muito bem. Está sendo uma experiência maravilhosa”, destacou a estudante.
Para o diretor da Escola da Assembleia, professor José Bezerra Marinho, a ação reforça o compromisso da instituição em ampliar o acesso à Educação. “O presidente Ezequiel Ferreira sempre nos lembra da importância de a Escola chegar a toda a sociedade potiguar. É um suporte importantíssimo na caminhada desses estudantes em direção ao Ensino Superior. A nossa escola recebe todos de braços abertos, para que aqui eles façam seus sonhos se tornarem realidade”, ressalta.
Fotos: Arquivo Escola da Assembleia do RN