As escolas do Legislativo de diversas regiões do país participaram, em 3 de outubro, do Encontro Nacional de Educação Cidadã: Novos Horizontes, realizado na FGV EAESP, em São Paulo. Um dos eixos centrais do encontro foi a Portaria MEC nº 642/2025, que institui o Programa Nacional de Educação para a Cidadania e Sustentabilidade (PNECS), iniciativa estruturante do Ministério da Educação voltada a consolidar a educação cidadã como componente essencial do projeto democrático brasileiro.


No painel “A Governança pela Institucionalização da Educação Cidadã”, o presidente da ABEL, Roberto Lamari, compôs a mesa ao lado de Leonardo de Araújo Ferraz (Controlador-Geral do Município de Belo Horizonte – CGM-BH) e Jillian Servat (Assessor-Chefe da Escola Judiciária Eleitoral do TSE). A mediação ficou a cargo de Jane Reolo, mestre em Educação e especialista em Políticas Públicas no Instituto Unibanco.
Entre as instituições presentes estiveram: Escola do Legislativo de Novo Hamburgo (RS); Escola do Legislativo de Poços de Caldas (MG); Escola do Legislativo de Campinas (SP); Escola do Parlamento de Cotia (SP); Escola do Parlamento de Itapevi (SP); Escola do Parlamento de Guarulhos (SP); Escola do Legislativo de Sergipe (SE); Escola do Legislativo de Marabá (PA); Escola do Legislativo da Assembleia de Goiás (GO); Escola do Legislativo de São Lourenço (MG); Escola do Legislativo de Taboão da Serra (SP); Escola do Legislativo da Assembleia de Minas (MG).