A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) divulgou os vencedores da 2ª edição do Troféu ABEL Digital, que reconhece as instituições com maior engajamento nas redes sociais em ações de educação para a cidadania. A premiação ocorreu no último dia do 42º Encontro da ABEL, 5 de dezembro, em Bento Gonçalves (RS).

Neste ano, a premiação mobilizou 35 Escolas do Legislativo e de Contas em todo o país. Ao longo do mês de outubro, foram registradas 1.127 publicações com a hashtag #educaçãolegislativa, que geraram 4.970.232 interações (curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos). Em comparação com 2024, o número de escolas participantes saltou de 14 para 35, e as interações passaram de 573.411 para quase 5 milhões, evidenciando o fortalecimento da educação legislativa nas plataformas digitais. O Instagram concentrou 770 publicações, seguido de TikTok (122), Facebook (119), YouTube (58), X (32) e LinkedIn (26).
Na Categoria 1, destinada a Escolas do Legislativo municipal de municípios com até 20 mil habitantes, a vencedora foi a Escola do Legislativo de Carvalhópolis, que alcançou 74.273 pontos na apuração. A Escola Professora Tereza Maruza Ricetto Campanhari (MG) ficou em segundo lugar, e Bálsamo em terceiro.
Na Categoria 2, o primeiro lugar ficou com a Escola do Legislativo Pau-ferrense Professora Maria Viana (RN), com 40.782 pontos. A Escola do Legislativo de Cabreúva (SP) conquistou o segundo lugar, e a Escola do Legislativo José Bezerra Gomes (RN), o terceiro.
Na Categoria 3, voltada a escolas municipais de câmaras de municípios com população entre 50.001 e 100.000 habitantes, a campeã foi a Escola do Legislativo de Ponte Nova (MG), com 26.651 pontos, seguida pela Escola do Legislativo “Cidade Livre de São José do Rio Pardo” (SP) e pela Escola do Legislativo Professor Edson Antônio Velano (MG).
Na Categoria 4, para escolas municipais de câmaras de municípios com mais de 100 mil habitantes, o destaque foi a Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG), que somou 2.116.600 pontos. Em seguida aparecem a Escola do Legislativo de Joinville Ana Rita Negrini Hermes (SC) e a Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza (SP), de Itapevi, além de Balneário Camboriú, Poços de Caldas, Novo Hamburgo, Dr. Homero Tarragó, Dulce Whitaker, Marabá, Julieta Battistioli, Escola do Parlamento 26 de Março e Interlegis, completando o ranking.
Já na Categoria 5, que reúne escolas estaduais vinculadas a Assembleias Legislativas, Câmara Distrital, Tribunais de Contas e escolas de âmbito nacional ligadas à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, a vencedora foi a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (PR), com 226.690 pontos. Em segundo lugar ficou a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (SC), seguida pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet (MS), pela Escola do Legislativo Deputado Ocivaldo Gato (AP), pela Escola Superior do Parlamento Cearense – Unipace (CE), pela Escola do Legislativo da ALMG (MG) e pelo Instituto do Legislativo Paulista (SP).
Com o crescimento do número de participantes e o aumento expressivo das interações, o II Troféu ABEL Digital consolida-se como um importante incentivo para que as Escolas do Legislativo e de Contas ampliem sua presença digital e intensifiquem o diálogo com a sociedade sobre temas legislativos e de cidadania.


