Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, foi lançado o Estatuto da PCD em Miúdos durante a 42º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), em Bento Gonçalves (RS).
Lançado no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o livro apresenta, em formato de história em quadrinhos, os direitos das pessoas com deficiência de maneira leve, acessível e divertida para crianças e adolescentes. A obra, de autoria de Madu Macedo, é fruto de mais uma parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre (MG), a Livraria do Senado Federal e a ABEL.
Para Aloysio de Britto Vieira, coordenador de Edições Técnicas do Senado Federal, o material cumpre uma função pedagógica essencial. “O Estatuto da PCD em Miúdos traduz uma legislação complexa para a linguagem do cotidiano das crianças e dos jovens, aproximando-os dos conceitos de direitos, inclusão e respeito. Quando a educação para a cidadania começa cedo, formamos adultos mais conscientes, empáticos e preparados para defender a dignidade de todas as pessoas”, afirmou.
O presidente da ABEL, Roberto Lamari, ressaltou o papel das Escolas do Legislativo na difusão do tema. “Falar sobre os direitos das pessoas com deficiência com o público infantil e juvenil é investir em uma cultura permanente de inclusão. Ao levar esse conteúdo para as escolas do Legislativo e de Contas, mostramos que a cidadania não é apenas um discurso, mas uma prática que começa na sala de aula, nas rodas de leitura e nas atividades educativas que despertam o senso de justiça desde a infância”, destacou.


