A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) divulgou a Resolução nº 01/2025, que estabelece as normas para a eleição de sua Diretoria e do Conselho Fiscal para o próximo biênio. O pleito será realizado durante a Assembleia Geral Ordinária no dia 6 de junho de 2025, em Natal (RN).
De acordo com a resolução, a eleição ocorrerá por meio de voto secreto e direto, sendo eleita a chapa que obtiver a maioria absoluta dos votos. Em caso de chapa única, o plenário poderá optar pela aclamação.
Estão habilitados a votar e a concorrer aos cargos os representantes dos associados que estejam com a contribuição anual de 2025 quitada. As chapas devem apresentar, separadamente, os nomes dos candidatos para a Diretoria e para o Conselho Fiscal.
O processo eleitoral seguirá etapas definidas, incluindo a instalação do Colégio Eleitoral, o registro das candidaturas e a realização de até três turnos de votação, se necessário. Persistindo o empate após o terceiro turno, caberá ao presidente da ABEL o voto de qualidade para definir o resultado.
Concluído o processo, os eleitos serão imediatamente empossados.