A Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e o Instituto Palavra Aberta firmaram uma parceria institucional para a realização de ações em prol da educação midiática gratuita nos municípios brasileiros.
Com pautas em comum, as duas instituições cooperarão para ampliar o acesso dos brasileiros, por meio das Escolas Legislativas e de Contas, a conteúdos sobre educação midiática, combate à desinformação, planos de aula, entre outras ações desenvolvidas pelo Educamídia. Um programa criado pelo Palavra Aberta para capacitar professores e engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens.
Segundo o presidente da ABEL, Roberto Lamari, as duas entidades trabalham para ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento que emancipa e combate a desinformação. “A cooperação técnica com o Palavra Aberta fortalece a sociedade, amplia o acesso a um conteúdo que possibilita a pessoa ler, interpretar e interagir com o que acessam na internet, além de reforçar a nossa democracia. Acredito que as escolas ganham um importante parceiro para desenvolver ações em seus municípios”, afirmou Lamari.
A parceria não gera custo financeiro para nenhuma das partes e reforça a cooperação técnica em um campo no qual a ABEL e o Instituto atuam há anos: a promoção da cidadania.
Ação em andamento
Para o mês de agosto, o Palavra Aberta e a ABEL estão com inscrições abertas para Oficina #FakeToFora. O evento online, gratuito, tem como foco capacitar professores e educadores sociais possam trabalhar a pauta da desinformação com seus alunos em sala de aula.
A Oficina #FakeToFora acontece no dia 5 de agosto, das 19h30 às 21 horas, via plataforma online. As escolas interessadas em abrir inscrições em seus sites podem ser inscrever (clicando aqui).