Assembleia Legislativa da Bahia sedia II Encontro Regional das Escolas do Legislativo e de Contas do Nordeste

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, nesta quinta-feira (8), o II Encontro Regional das Escolas do Legislativo e de Contas do Nordeste. Realizado no Auditório Jornalista Jorge Calmon, o evento reuniu gestores, técnicos legislativos e servidores públicos para debater estratégias de fortalecimento da educação legislativa, tendo como tema central “Educação Legislativa como ponte: formação, participação e transformação social”.

A diretora da Escola do Legislativo da ALBA, Fernanda Guedes, destacou que o objetivo do encontro é disseminar noções de cidadania, política e valorização do voto. Segundo ela, o evento também serve de incentivo para que câmaras municipais e assembleias que ainda não possuem escolas do legislativo implantadas conheçam o modelo. A Câmara de Alagoinhas, por exemplo, já deve firmar um acordo de cooperação técnica com essa finalidade.

O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Roberto Lamari, agradeceu à diretoria da ALBA pela recepção e colocou a instituição à disposição das casas legislativas. “Acreditamos que é possível fazer uma revolução na educação por meio da atuação das escolas do legislativo”, afirmou.

A programação do encontro contou com palestra do presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti, que abordou o tema “A Consciência Cidadã Participativa Transformadora”. No período da tarde, foram realizadas apresentações dos programas “A Escola e o Legislativo”, com a gerente Yuriko Guimarães, e “Fique Sabendo”, detalhado por Jéssica Freire. Uma roda de conversa sobre a atuação da Abel no cotidiano das escolas também integrou a agenda.

Encerrando o evento, o diretor da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, José Bezerra Marinho, proferiu a palestra “Educação Legislativa – o Futuro está aberto” e convidou os participantes para o 41º Encontro Nacional das Escolas dos Legislativos, que será realizado de 4 a 6 de junho, em Natal.

O encontro contou com representações da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe, além de comitivas de dezenas de municípios baianos e das cidades de Fortaleza (CE) e Coronel Fabriciano (MG), reforçando o compromisso regional com a promoção da educação legislativa como ferramenta de transformação social.

Fonte e foto: AscomALBA/AgênciaALBA