Em comemoração ao 41º Encontro Nacional da ABEL, que será realizado de 4 a 6 de junho de 2025, em Natal–RN, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas divulga a lista dos finalistas no Prêmio ABEL 2024.
Ao todo, 57 projetos foram submetidos por escolas de todo o país, concorrendo em cinco categorias que reconhecem iniciativas inovadoras em Educação Cidadã desenvolvidas no âmbito legislativo e de contas.
O Prêmio valoriza e dá visibilidade às boas práticas promovidas por escolas do legislativo e de contas, reforçando o compromisso com a formação cidadã e a promoção da democracia por meio da educação.
Confira abaixo os participantes e as modalidades:
Categorias do Prêmio ABEL 2024:
Comunidade
- A Cidade Constitucional e Orgânica
- Câmara Aberta: Educação Política e Cidadania
- Câmara Mirim de Joinville
- Cidadão de berço
- Conhecendo o parlamento
- COP Itapevi: uma ação relevante do legislativo municipal em sustentabilidade
- democracia jovem
- Educação Cidadã: preparando líderes pra o futuro
- Equimove – Equidade é o que move!
- Estágio Visita
- Estudantes visitam a câmara
- Fortalecendo a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas escolas amapaenses
- Gestores escolares para promoção da aprendizagem
- Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!”
- Guia Informativo “Rotas Inclusivas”
- Lei Maria Da Penha em Miúdos – construindo caminhos de igualdade
- Legislativo em ação (Summit Eleições / Fui Eleito(A) Vereador(A) E Agora?)
- Libras e cidadania: inclusão no poder legislativo
- Parlamento Jovem Campinas
- Parlamento Jovem De Sete Lagoas
- Programa Vereador Mirim
- Projeto Educaleac
- seminário o papel das organizações públicas e privadas no gerenciamento de riscos e desastres
- Teatro Pedagógico: assuma seu palco
- Legislativo Livre
Educação Legislativa
- A Escola do Legislativo Amapaense fortalecendo as parcerias em prol da formação dos servidores estaduais
- Curso de formação para os novos servidores da ALESC
- Eleições 2024: a Escola do Legislativo como garantia de isonomia e transparência
- Livro Plano Diretor Participativo de Fortaleza – PDPFor
- Prêmio Jovem Autor 2024
- Programa de intercâmbio entre escolas legislativas – Workshop de acessibilidade e inclusão no poder público
- Programa de Educação Continuada em Sustentabilidade (PECS)
- Projeto Integra RN
- Trilhas de aprendizagem na CLDF: convergência entre transformação digital, inovação e desenvolvimento estratégico
Fiscalização
- Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal
- Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância
- Projeto “Jovem Conselheiro”
- Projeto TCendo o Futuro
Inovação
- A Biblioteca Digital como um instrumento de inclusão e de informação dos (das) servidores (as) do Parlamento e da comunidade amapaense
- Afrobeto de Sabores: saberes que nos nutrem, memórias que nos alimentam
- Aplicativo da Escola do Legislativo de Poços de Caldas – E-LegisPC
- Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância
- Oficina de Produção Científica
- Parlamento Aberto: inovação e colaboração nas câmaras de vereadores catarinenses
- Parlamento Joinvilense na Feira do Livro
- Programa de Integração de Novos Servidores Efetivos
- Programa de intercâmbio entre escolas legislativas – Workshop de acessibilidade e inclusão no poder público
- Projeto Conectando Conhecimento 2024
- Projeto de Elaboração do Glossário Digital de LIBRAS da Câmara Municipal de Marabá
- Totem da Educação Legislativa
- Tour Virtual
Publicação
- Cartilha da Vereadora
- Cartilha Prêmio Jovem Autor
- Livro Plano Diretor Participativo de Fortaleza
- Manual do Cidadão
- Revista do Parlamento – Edição Especial
- Série: Educando para os Direitos Humanos