O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari, participou da inauguração da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Hortolândia (SP). A solenidade ocorreu no dia 26 de junho, em sessão no plenário Geraldo Costa Camargo.
Responsável pela aula inaugural, Lamari compartilhou a história das escolas do Legislativo, destacando a criação dos três poderes ao longo da história e ressaltando o papel principal das Escolas do Legislativo: “As Escolas do Legislativo são verdadeiras escolas de democracia. Temos três funções principais: formação e qualificação do servidor, educação para a cidadania e discussão de políticas públicas.”
Um papel de qualificação e educacional que o presidente da Câmara, vereador Edivaldo Sousa Araújo, ressaltou como conquistas para o cidadão hortolandense. “Esta conquista é de todos nós. Enfrentamos muitos desafios, mas esta ferramenta vai nos ajudar a aproximar servidores e a população do Poder Legislativo, mostrando nossa importância e qualificando parlamentares e servidores. Uma cidade forte é uma cidade com pessoas cultas.”
Na mesma linha, Jocelene Cardoso, responsável pela Escola do Legislativo, reforçou que a missão é somar para vereadores, servidores e população em geral. “Queremos mostrar o funcionamento da Câmara, o trabalho de um parlamentar e ensinar todos a praticar a democracia.”
Com a Escola do Legislativo de Hortolândia, o estado de São Paulo passou a contar com mais de 80 unidade de ensino legislativo gratuito.
O evento também contou com a presença dos vereadores Ananias José Barbosa, Márcia Campos e Paulo Pereira Filho, do Presidente da Associação Paulista de Escolas do Legislativo (APEL), Adalberto de Carvalho. Além de representantes das Escolas do Legislativo de Amparo, Araras, Piracicaba, Campinas, Capivari, Monte Mor, Itapevi e Sumaré.
Foto: Câmara de Hortolândia
Fonte: Câmara Hortolândia