37º Encontro da ABEL marca os 20 anos da Associação e tem recorde de participantes

O  abertura do 37º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, marcou os 20 anos de fundação da ABEL.

Com um plenário lotado, o presidente da ALMS, deputado Gerson Claro (PP) abriu a sessão solene saudando o presidente Florian Madruga e agradecendo a participação dos mais de 100 representantes de Escolas: Nosso coração se enche de alegria de recebê-los e esperamos que nesses dias possamos retribuir a atenção de todos, na Capital do Estado”, disse o parlamentar.

A deputada Mara Caseiro (PSDB), que preside a Escola da ALMS, falou da emoção de ser a anfitriã desse grande evento e da importância da Educação Legislativa para a democracia: “Educar é um ato de compromisso do presente e do futuro. A necessidade da qualificação dos nossos servidores públicos e também dos parlamentares acontece sempre que pensamos em projetos que tragam melhorias para o cidadão. Nosso desafio aqui no Estado é levar conhecimento também aos municípios do interior e vamos fazer isso com parcerias com outras escolas, para trazer a expertise de todos e melhorar ainda mais e esse evento trará muitas experiências de todo o país”. 

Presidente da Abel, Florian Madruga, discursou emocionado ao relembrar o ano de 2003, quando a ABEL foi criada nas dependências da Escola do Senado Federal, o Instituto Legislativo Brasileiro – ILB: “Há 20 anos, quando começamos a Abel tínhamos apenas cinco escolas em funcionamento. Hoje são 357 Escolas do Legislativo que fazem parte, levando programas de cidadania para todo o Brasil. As escolas existem por determinação da Constituição de 1988, para a capacitação do servidor para que eles possam ser ainda mais profissionais, para atender bem não só os eleitos, mas os cidadãos que procuram as Casas Legislativas em busca de soluções para suas comunidades”.

Por sua vez, o deputado Lidio Lopes, que recebeu o diploma de “Amigo da ABEL”,  destacou a importância da ABEL: “É a terceira vez que esse evento é realizado em Mato Grosso do Sul. É uma honra poder recepcioná-los, porque é uma grande participação e esperamos trocas de inovações com as demais Assembleias e escolas para aprender ainda mais”, destacou o deputado.

A secretária-geral da ABEL e responsável pelo RH da ALMS, Marlene Figueira, falou da alegria de receber representantes de todo o país: “Vamos aprender muito com eles. É um orgulho para essa Casa de Leis, mais um evento de grande porte que sediamos e é emocionante ver que mesmo após 20 anos temos ainda garra para lutar e continuar disseminando a educação legislativa de todo o país”.