No segundo de Encontro, dirigentes e servidores de Escolas de parlamentos, a abertura teve a abertura conduzida pelo presidente do Tribunal de Contas,
conselheiro Jerson Domingos; ao lado da presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet (ALMS), deputada Mara Caseiro; do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga; do primeiro palestrante do dia, membro da Academia Nacional de Educação e ex-senador, Professor Pedro Chaves, e do conselheiro Marcio Monteiro.
Domingos, destacou a importância de, mais uma vez, abrir as portas do Tribunal de Contas para o Encontro da ABEL: “É um momento de extrema importância. A união e a integração dos poderes e instituições em trabalhar com projetos voltados para os interesses da sociedade, é um modelo de administrar moderno e bem mais eficaz. É exatamente esse tipo de trabalho que o Mato Grosso do Sul precisa. Estamos sendo pioneiros, em nível de Brasil, nesse modo de administrar, respeitando a responsabilidade e o papel de cada segmento”.
A presidente da Escola da ALEMS, deputada Mara Caseiro, ressaltou que as Escolas do Legislativo e de Contas cumprem o papel de realmente formar e qualificar os seus servidores para melhor atender e melhor qualificar os serviços prestados à toda a comunidade: “Na Escola do Legislativo já iniciamos os cursos de qualificação de nossos servidores e queremos agora levar, ampliar isso para os municípios, levando também ao cidadão, incluindo ele nessas qualificações. Nesse sentido também estamos buscando grandes parcerias, como aqui com o Tribunal de Contas, com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e as Escolas de Governo. Queremos intensificar esses cursos, também aos servidores das Câmaras Municipais, uma interação, para levar cidadania e qualificação tanto para os servidores, bem como para toda a comunidade”.
O presidente da ABEL, Florian Madruga, destacou que esse é o encontro que está com o maior número de participantes inscritos, e com maior número de escolas legislativas que vão apresentar projetos. “Um evento grandioso, de celebração com a Associação, que começou há 20 anos com cinco escolas e hoje totaliza 357 escolas do legislativo cadastradas espalhadas por todo o Brasil.
O tema “O Novo Ensino Médio e o Projeto de Vida”, foi tema da palestra do membro da Academia Nacional de Educação, ex-senador e professor Pedro Chaves, pois ele foi o relator do projeto quando Senador da República. De acordo com o professor, o Ensino Novo Ensino Médio é o que veio resgatar a educação do País, mas que, infelizmente, a proposta foi ideologizada por alguns grupos políticos.
A programação seguiu com apresentação de projetos bem sucedidos nas Escolas de Câmaras, Assembleias e Tribunais de Contas.