Abel encerra encontro no Nordeste com foco na educação legislativa

Com a participação de escolas legislativas e de contas de diferentes cidades da Região Nordeste, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) concluiu o primeiro encontro nordestino da Abel, reforçando o papel da educação legislativa no Brasil, nos dias 9 e 10 de maio, em Natal (RN). O I Encontro da ABEL – Região Nordeste foi organizado pela Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN).

O evento enfatizou a importância da educação legislativa para o progresso e o fortalecimento democrático do país. Houve palestras abordando temas como uma nova escola do legislativo, estratégias para as escolas e acessibilidade na educação, com o objetivo de ampliar os trabalhos das escolas nos municípios do Nordeste e em outras regiões brasileiras.

“Esse encontro foi uma oportunidade única para reunir legisladores, servidores, educadores e estudantes para trocar experiências e discutir novos caminhos para uma forma de educação que tem contribuído com a transformação democrática do país. Acredito que saímos ainda mais fortalecidos na missão de educar para a cidadania”, afirmou o presidente da Abel, Roberto Lamari.

O encontro também antecipou as atividades da 1ª Semana Nacional da Educação Legislativa, quando os brasileiros celebrarão pela primeira vez o Dia Nacional da Educação Legislativa, em 15 de maio. Essa data foi instituída pela Lei Federal nº 14.798/2024.

A escolha do dia 15 de maio como marco da consolidação da Educação Legislativa no país remonta à criação da Associação Brasileira das Escolas Legislativas e de Contas – ABEL, em 2003, quando foi fundada no Instituto Legislativo Brasileiro – ILB e no Senado Federal. Desde então, a ABEL reúne as Escolas Legislativas de todo o país e contribui para a institucionalização da Educação Legislativa nos Parlamentos e Tribunais de Contas.

Fonte e fotos: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN)